Elastômero

O que são os elastômeros de poliuretano e quais suas aplicações?

Tempo de leitura - 7 minutos

Um elastômero é um polímero de cadeia longa, o que significa que é composto por muitas moléculas grandes que são unidas para formar cadeias longas.

Cada uma dessas cadeias é formada por unidades menores unidas por ligações químicas covalentes. Essas cadeias podem se reconfigurar facilmente, permitindo que o elastômero retorne à sua forma original após ser submetido a estresse mecânico como a tração e a compressão.

Se essas correntes não fossem reconfiguráveis, a tensão aplicada sobre elas resultaria em deformação permanente. Então pode-se dizer que os elastômeros são de natureza “semelhante a molas”, uma vez que podem ser comprimidos, esticados ou puxados e se recuperam rapidamente sem deformação.

O elastômero de poliuretano

O poliuretano é um material com versátil e uma de suas versões pode ser especialmente vantajosa para a indústria: o elastômero de poliuretano.

Trata-se de uma tecnologia resistente para uma ampla diversidade de aplicações. Suas principais características são:

  • alta tenacidade, resiliência, além de ótima resistência à tração, ao rasgo, à impacto e abrasão;
  • boa resistência térmica em altas temperaturas e a condições climáticas;
  • ampla gama de durezas;
  • suporta um peso maior por polegada quadrada do que o uretano termoplástico;
  • resistência a óleo, água, ozônio e oxidação;
  • alguns são resistentes à radiação, fungos e bactérias;
  • similaridade com outros polímeros, como a borracha e o nylon, entre outros;
  • fácil processamento.

Os elastômeros de poliuretano são mais fortes, resistentes e duráveis ​​do que os plásticos convencionais, portanto, mais adequados para aplicações onde a flexibilidade, elasticidade e resistência à abrasão são uma necessidade, especialmente onde há peças altamente estressadas sujeitas a desgaste.

Eles combinam as vantagens de plásticos rígidos, metais e cerâmicas com a elasticidade da borracha. Isso permite atender às demandas da construção civil, além dos setores de mineração, automotivo, têxtil, papel e celulose, e a indústria em geral na forma de uma série de produtos.  

Aplicações dos elastômeros de poliuretano

Peças técnicas, buchas e batentes, rolos, roletes, peças de manutenção, peneiras, roldanas, rodas, esteiras, vedação, bombas, boias e sinos de mergulho são algumas aplicações do elastômero de poliuretano.

Elas são fabricadas a partir de fórmulas desenvolvidas à base de polióis, poliésteres, poliéster, caprolactonas e policarbonatos, de acordo com as necessidade e aplicações de cada empresa.

A personalização da fórmula permite um ganho de produtividade e rentabilidade, formatando as soluções conforme os níveis de dureza desejados no intervalo entre 45 shore A até 65 shore.

Confira outras aplicações:

Rodinhas de skate e patins

Elastômero

Um dos melhores exemplos de uso do elastômero em produtos finais são as rodinhas de skate e patins. Como esse é um esporte de alto impacto, só um material com grande durabilidade poderia garantir uso estendido no equipamento.

É a alta resistência à abrasão que torna o elastômero o material ideal para essa aplicação. O contato constante com chão exige um produto que faça frente ao desgaste intenso. Além disso, o elastômero também permite a ampla personalização do produto no seu processo de pigmentação, atendendo facilmente às necessidades de cada cliente.

Peneiras de mineração

Peneira de mineração

Na indústria mineradora, as peneiras vibratórias são equipamentos utilizados em larga escala. Elas podem ter basicamente três tipos de tela: de aço, borracha ou poliuretano.

Os impactos e a vibração constantes com material pesado e abrasivo geram um desgaste estrutural e danificam os rolamentos. Por isso, os fabricantes têm investido em equipamentos com menor quantidade de soldas, pois é justamente em suas proximidades que as rachaduras aparecem.

Além de manutenção adequada, a escolha correta de telas é determinante para garantir a alta produtividade de peneiras de mineração. Além de ter um melhor custo benefício, as peneiras de mineração que utilizam o elastômero de PU têm são mais duráveis e podem ter uma vida útil até 12 vezes superior às telas convencionais de aço, maior resistência a desgaste e abrasão.

Elas também podem ser fabricadas em diversas durezas para serem utilizadas em diferentes finalidades, além de melhor performance e com a vantagem de redução de ruídos e autolimpeza, melhorando consequentemente e produtividade da máquina.

Revestimento de rolos e cilindros

Cilíndro revestido com elastômero

O elastômero também é amplamente utilizado para revestimento de rolos e cilindros que são aplicados em diversas fábricas dos mais variados segmentos industriais.

Quando utilizado na composição dessas peças, ele doa características como resistência à abrasão, rasgamento e deformação. Ainda torna o equipamento mais leve e evita atritos entres os componentes, oferecendo maior vida útil ao conjunto.

Um bom exemplo destas aplicações são as esteiras transportadoras. Com o uso do elastômero de poliuretano evita-se danificar ou marcar as peças, rolos de tração ou alimentares, deixando o processo mais preciso por conta da diminuição do atrito.

Outro benefício da aplicação é a menor suscetibilidade à a corrosão e melhorando os ruídos nas áreas fabris.

Ainda no universo dos rolos, o setor gráfico também se beneficia com o uso do elastômero de PU. Seu uso em rolos de impressão garante melhor distribuição da tinta no material impresso, além de ser resistente aos solventes de limpeza.

Buchas e insertos metálicos

Inserto e bucha de elastõmero

No âmbito industrial é primordial que todos os materiais utilizados nos equipamentos estejam em perfeito estado e com total integridade. Um desgaste de peças não previsto pode gerar danos e até acidentes.

No caso das buchas e insertos, que normalmente são feitos de materiais metálicos, o elastômero é um ótimo substituto. Por ter um excelente suporte de carga, tensão e compressão, ele se mostra o material ideal para a utilização em conexões e pontos de apoio no ambiente industrial.

Além disso, sua resistência a rasgos e rompimentos garantem um ambiente seguro e livre de preocupações como, o possível desgaste das buchas ou insertos utilizados no maquinário.

Agronegócio

Taliscas de corte elastômero

O agronegócio é um dos setores mais estratégicos na economia brasileira e por isso, há uma exigência constante de produtividade e eficiência. Nesse aspecto o elastômero de PU se demonstra uma alternativa ideal por reduzir o desgaste de peças e dos equipamentos.

Em colheitadeiras sua utilização vem se destacando por não agredir as plantações e os produtos no momento da colheita. Este é um mercado que está em expansão para o mercado de PU, pois cada vez mais o elastômero está se mostrando melhor opção como substituto de peças comuns como metais, plásticos e borrachas.

O elastômero é um material versátil e que pode transformar seu negócio, aumentando a rentabilidade e atuando diretamente na otimização dos seus processos.

Entre em contato com nossos especialistas e descubra como o elastômero de poliuretano pode auxiliar os seus negócios.