Agentes expansores de 4ª geração: o que são e quais suas vantagens?
Tempo de leitura - 3 minutos
Em vigor desde 1989, o protocolo de Montreal visa diminuir a produção e o uso de substâncias voláteis tóxicas a camada de ozônio, responsável por proteger a superfície terrestre absorvendo os raios nocivos emitidos pelo sol.
Diversas substâncias químicas, quando reagem com a camada de ozônio, causam sua destruição. Essas substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa.
Como medida para preservação da camada de ozônio e diminuição dos gases que potencializam o efeito estufa, tornou-se obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2020 a utilização do gás de quarta geração Hidrofluorolefina (HFO), substituindo os Hidrofluorcarbonos (HFCs) em sistemas de refrigeração como uma alternativa de menor impacto climático.
O HFO é a opção ideal para substituir o HCFC de forma sustentável, já que oferece alto desempenho, não é inflamável e possui mínimo impacto no potencial de aquecimento global. Isso faz do HFO uma solução prática, segura e eficiente para manter a qualidade das tecnologias em poliuretano e cuidar do nosso planeta.
Se você já atua no mercado de poliuretanos, deve saber que o uso do HFO como substituto de gases HCFCs já não é mais uma novidade. Porém, muitas empresas ainda têm dúvidas quanto às vantagens dessa solução.
A verdade é que adequar o processo produtivo para o uso do agente de expansão físico HFO é a melhor decisão a longo prazo, visto que a sua adoção traz consigo um excelente custo-benefício e inúmeros impactos positivos ao meio ambiente e aos negócios, sendo uma solução definitiva para garantir à empresa um futuro mais sustentável e competitivo. Vamos te mostrar algumas dessas vantagens:
Por que o HFO é um gás de 4ª geração?
Como é possível verificar na imagem abaixo, a molécula dos gases foi sendo alterada a cada geração objetivando alcançar um gás que que tivesse menor impacto na degradação da camada de ozônio, bem como menor potencial de aquecimento global.
Por que utilizar o HFO?
Uma das principais vantagens em fazer a mudança para o HFO é que ele é definitivo e de fácil adaptação ao processo produtivo, não exigindo adequações na planta.
Confira alguns impactos positivos desta mudança:
- Aumento de performance do produto e do custo-benefício, embarcando também vantagem competitiva;
- Gás ecologicamente correto, não prejudicando a camada de ozônio e contribuindo para a redução do aquecimento global;
- É seguro e estável para o manuseio e também para o uso final;
- É definitivo, ou seja, não será necessário se adaptar ao uso de um novo agente de expansão;
- É seguro pois não é inflamável, não exigindo que a empresa se adapte às rigorosas legislações deste tipo de produto.
Quer saber mais sobre o HFO e como a SMARTPUR® pode ajudar você a entender mais sobre as vantagens da substituição?