Espuma pele integral

Espumas pele integral: o que são e quais suas aplicações?

Tempo de leitura - 4 minutos

As espumas de pele integral, também conhecidas como Integral Skin, têm por característica um núcleo flexível recoberto por uma pele sólida, de espessura e dureza que podem ser controladas.

Além de proteger a parte interna da espuma de ações mecânicas, a pele formada neste tipo de espuma é capaz de reproduzir fielmente a textura do molde com um excelente acabamento, sendo capaz inclusive de imitar a textura de tecidos e até do couro. Isso proporciona total liberdade no design e criação de peças técnicas.

Produzidos em uma ampla faixa de densidades, os poliuretanos integrais podem ser formulados de maneira que suas propriedades físico-químicas atendam às necessidades de diversas aplicações como em peças que, além de conforto, exijam alta durabilidade e proteção ao desgaste, proporcionado pela sua excelente resistência a abrasão.

Elas são amplamente utilizadas no mercado automotivo, moveleiro e esportivo, onde podem ser aplicadas na fabricação de volantes, manopla de câmbio, tapetes, apoios de cabeça, braços, punhos e pés, além de acessórios e aparelhos de academia e selim de bicicletas, por exemplo.

Agentes expansores

Na produção de espumas de poliuretanos, os agentes expansores são responsáveis pela obtenção de poliuretanos celulares, como é o caso das espumas integral skin.

O agente expansor mais comum é a água, que reage com os isocianatos formando poliuréia e liberando o dióxido de carbono ou CO2.

Também é comum o uso de agentes de expansão físicos, que são os agentes expansores auxiliares. Esses, possuem baixo ponto de ebulição e são volatilizados por conta do calor em decorrência da reação exotérmica que forma os poliuretanos.

A escolha do agente de expansão para as espumas de pele integral é fundamental, já que ele é o responsável pela formação e espessura da pele formada durante o processo de fabricação da espuma por uma combinação de pressão, temperatura do molde e do próprio agente de expansão.

Alternativas de agentes expansores ecológicos

Nos últimos anos, a busca de novos insumos químicos ambientalmente mais seguros, com baixo ou nulo potencial de degradação da camada de ozônio (ODP – Ozone Depleting Potential) e de aquecimento global (GWP – Greenhouse Warming Potential) trouxeram para a indústria algumas alternativas de agentes de expansão.

Agentes expansores ecológicos, como os Hidrocarbonetos, Formiato de Metila e Metilal podem, em determinadas concentrações, formar misturas inflamáveis e que requerem a análise de pontos de fulgor do produto final para se determinar as condições seguras de manuseio, transporte e processabilidade.

As Hidrofluorolefinas, também conhecidas como os HFO’s, são agentes expansores que possuem solubilidade e o ponto de ebulição ideais para formulação de espumas de pele integral.

Além de serem soluções com zero ODP e zero GWP, também vêm ganhando espaço no mercado de poliuretanos por não serem inflamáveis, o que aumenta a segurança de toda a cadeia até o produto final.

Sistemas de expansão base água também são ótimas opções para espumas pele integral de acordo com a aplicação do produto.

A busca por ser uma marca cada vez mais amigável ao meio ambiente impulsiona nossas pesquisas por tecnologias menos agressivas à natureza. Por isso, desenvolvemos a linha REACT POL IS, que possui em sua formulação agentes físicos de 4ª geração, baixo nível de compostos orgânicos voláteis (VOC) e que atendem as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Entre em contato com os nossos especialistas e descubra qual a tecnologia ideal para sua necessidade.